Boxe com xadrez para entender o cérebro !

Posted Posted by Luiz Felipe in Comments 0 comentários


Um russo foi coroado campeão no esporte boxe com xadrez – um jogo que requer habilidade em mover as peças e socar o adversário ao mesmo tempo. O matemático Nikolai Sazhin, de 19 anos, que compete com o nome “The President”, derrubou um policial alemão de 37 anos, Frank Stoldt, que serviu como soldado da paz em Kosovo até pouco tempo atrás.
Como funciona: uma mesa de xadrez é colocada no centro de um ringue de boxe. Amarradas à cintura, toalhas. E na cabeça, fones de ouvido para tapar o som da multidão enfurecida. Protetores para a boca e luvas também são necessários. Por três minutos, os adversários se batem e então, o sino toca, eles voltam à mesa e retomam o jogo do ponto onde deixaram – por cinco minutos. O sino toca e eles voltam pra pancadaria.
O jogo tem seis rounds de xadrez e cinco no ringue – mano a mano. E pode acabar quando um dos adversários derruba o outro. Ou por um xeque-mate, que é bem mais sem graça.
O que isso tem a ver com ciência? Eu diria quase nada. Mas pesquisadores estão usando o jogo, que tem cerca de 40 esportistas registrados, para saber o que acontece com o cérebro quando precisamos usar a cabeça em ambientes onde a força física é crucial – tipo Missão Impossível. Enquanto luta, Tom Cruise usa seus poderes mentais (que aprendeu com a Cientologia) para calcular um chute preciso na arma que está no chão. Como em um truque de mágica, ela cai exatamente em sua mão, na direção certa, inclusive. Tudo isso para QUASE matar o bandido…

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por comentar !

Post

Alguns dos meus posts, naum são de minha autoria... são de outros site como por exemplo o SuperInteressante.



Estes posts seram marcados com o nome do site de origem.



Eu sei que é vagabundagem minha... mas eu procuro as melhores curiosidades para postar, independente de que site for.

Siga

Follow luizfelipegs on Twitter