Os touros não distinguem as cores. O que faz o touro ficar enfurecido e partir em direção ao toureiro não é a cor vermelha da capa que este usa, mas sim o movimento que faz. O efeito sobre o touro seria o mesmo se o toureiro usasse capas verdes, azuis, pretas ou de outras cores...
O vocabulário do papagaio nunca chega a ter mais do que vinte palavras. Mas, na verdade, os papagaios não falam, apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. O mainá, pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio.
O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem o impacto das batidas no crânio.
O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias e tem mil penas em seu corpo, enquanto o cisne tem 25 mil.
Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos – o mesmo número de ossos do pescoço de um homem.
A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano. A girafa, o camelo e a hiena não correm como os outros quadrúpedes. Em vez de movimentar as patas da frente e depois as de trás, eles movem as patas de um lado e depois as do outro
A píton reticulada, do Sudeste asiático, é a maior cobra do mundo, podendo atingir dez metros.
Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos Ao contrário do muitas pessoas pensam, os elefantes não têm medo de ratos Os elefantes não bebem água com a tromba.
A tromba é o nariz do elefante e funciona como um canudo. Ele puxa a água e a esguicha na boca ou nas costas. Ele é capaz de armazenar 10 litros de água na tromba.
A temperatura de um sapo pode ser de 10ºC. Os répteis e os anfíbios são pecilotérmicos – a temperatura corporal depende da temperatura do ambiente.
Nogueira Filho