Natal e Ano Novo matam !!
Para você, fim de ano é uma época feliz? Luzinhas, família reunida, peru, confraternização e blá blá blá: tem quem ame, tem quem odeie. Para o segundo grupo, o dos grinchs, aí vai um argumento a mais: “Natal e Ano Novo parecem ser fatores de risco para a morte decorrente de várias doenças”, diz um pessoal da Universidade da Califórnia (EUA). Eles analisaram 57.451.944 registros de óbito feitos entre 1979 e 2004 em hospitais norteamericanos e (apesar de não saberem dizer o porquê) descobriram que mais gente morre nos dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro do que em qualquer outro dia do ano. “Mais acidentes nas estradas”, dá para pensar. Mas não: o papo é sobre a morte por causas naturais mesmo. “Nas duas semanas que sucedem o Natal, há um excesso de 42.325 mortes por causas naturais, que vai além do aumento natural da época”, diz o estudo. O efeito do mal é mais significativo para quem sofre de um de cinco grupos de doenças: neoplasmas, circulatórias, respiratórias, metabólicas e digestivas. “Mas, com todas as variáveis combinadas, há aumentos de fim de ano em todos os grandes grupos de doenças e em todos os grupos demográficos, com exceção das crianças”. Um viva ao Papai Noel. E feliz natal, gente! Para quem sobreviver, é claro.
Super
Choque no cérebro melhora habilidade matemática !
Se você é daqueles que tremem só de ouvir falar em matemática, seus problemas acabaram. Desde que você não trema ainda mais com a ideia de levar um choquezinho no cérebro, é claro. Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que aplicar uma corrente elétrica leve no lobo parietal – uma região do cérebro, segundo os caras, crucial para a “competência numérica” – pode aumentar a habilidade matemática de uma pessoa, sem prejudicar outras funções mentais. O estímulo elétrico (que é levinho e não dói) é direcionado para aumentar ou diminuir a atividade dos neurônios conforme convir. No estudo, voluntários que receberam o “choque” por seis dias perderam o pavor dos números e passaram a ter mais facilidade nas contas – efeito que perdurou por seis meses. “Eu certamente não estou recomendando que as pessoas saiam por aí se dando choques, mas estamos extremamente animados com o potencial de nossas descobertas”, diz o líder do estudo, Roi Cohen Kadosh.
Super
Bebês são imunes ao “bocejo contagioso”
Já bocejei tres vezes vendo essa foto!!
Bocejos são contagiosos – a gente sabe disso na prática. E até hoje os cientistas não arrumaram uma resposta definitiva para explicar o porquê. Mas, numa pesquisa superfofinha, pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, descobriram que o efeito não existe em bebês e crianças pequenas, que só bocejam espontaneamente.
Olha que trabalho difícil: os caras puseram bebês e crianças nos primeiros anos de vida para assistir a vídeos das próprias mães bocejando, e ficaram observando. E constataram que não, os pequenos não pegam o “vírus do bocejo” – ao menos não até os cinco anos de idade, quando os primeiros sinais do contágio começam a aparecer. Aos 11 anos, já não tem mais jeito: viu alguém abrir a boca, vai abrir também.
O porquê disso, como você já deve esperar, não está claro. O bocejo ainda é mesmo um dos grandes mistérios da ciência. Mas há avanços sendo feitos: pesquisas recentes já mostram que chimpanzés e cachorros também “pegam” o bocejo (e até mesmo dos humanos!). E outros estudos estão associando a abrição de boca contagiosa à empatia (a pessoa bocejou perto de você, você empatiza com ela e faz também) – que, por sinal, está ligada a áreas do cérebro que vão se desenvolvendo conforme a gente cresce. O que explicaria a situação dos bebês.
Super
Rússia vai gastar 2 bilhões de dólares para limpar o espaço!
Um projeto ambicioso de limpeza espacial está em andamento na Rússia. Eles vão enviar uma cápsula orbital para mandar cerca de 600 de satélites desativados e outras tranqueiras que a humanidade tem enviado para fora do planeta Terra de volta pra cá.
A cápsula vai, basicamente, ficar rodando ao redor da Terra por dez anos empurrando pra “baixo”(para fora da órbita da Terra em direção à ela) as latas velhas desativadas de mais de 50 anos de corrida espacial. O “Lixeiro Espacial” (ainda não divulgaram seu um nome oficial) é movido à energia nuclear e vai usar uma série de ondas rádio-termais que geram uma rede elétrica (é… físicos russos, por favor, expliquem melhor isso aí) que irá repelir o lixo espacial de volta para o planeta magneticamente.
Limpar a área próxima à Terra é muito importante, pois muitas órbitas estão ficando inacessíveis (ou pelo menos perigosas) para estações espaciais e satélites ativos. Em 2009, uma “chuva” de dejetos de metal causou a colisão entre um satélite ativo estadunidense e um satélite “morto” da Rússia.
Espera-se que esses satélites velhos queimem completamente durante a queda ou – na pior das hipóteses – que caiam no mar. Mas talvez seja melhor começar a olhar para o céu na hora de atravessar a rua a partir de 2023, quando a cápsula deve começar a funcionar.
Super
Post
Alguns dos meus posts, naum são de minha autoria... são de outros site como por exemplo o SuperInteressante.
Estes posts seram marcados com o nome do site de origem.
Eu sei que é vagabundagem minha... mas eu procuro as melhores curiosidades para postar, independente de que site for.
Estes posts seram marcados com o nome do site de origem.
Eu sei que é vagabundagem minha... mas eu procuro as melhores curiosidades para postar, independente de que site for.
Quem sou eu
- Luiz Felipe
- fã de cultura rock; Filosofia ciência, física, tecnologia, CSI e Dr. House. naum sou nerd,por isso reprovei no 1.grau do ensino médio.. E tenho minhas dúvidas sobre conspirações de dominação do mundo.
Foto da semana
Qual das Duas linhas é maior ?
- na verdade é ilusão de ótica! o resultado e que as duas são iguais...
Seguidores
Categorias
- Ciencia Maluca (15)
- Curiosidade Animal (11)
- Curiosidades Curiosas (46)
- Doenças (4)
- Famosos (3)
- Fotos Loucas (14)
- Leis Bizarras (2)
- Porquê ? (6)
- Sem Categoria (18)
- Sobrenatural (10)
- Tecnologia (24)
- Você sabia? (15)
Arquivo
-
►
2011
(21)
- ► dezembro 2011 (1)
- ► setembro 2011 (1)
- ► agosto 2011 (2)
- ► julho 2011 (4)
- ► junho 2011 (5)
- ► abril 2011 (2)
- ► março 2011 (1)
- ► fevereiro 2011 (2)
- ► janeiro 2011 (1)
-
▼
2010
(125)
- ▼ dezembro 2010 (5)
- ► novembro 2010 (3)
- ► outubro 2010 (6)
- ► setembro 2010 (3)
- ► julho 2010 (9)
- ► junho 2010 (3)